sábado, 11 de março de 2017

2.151 - COMO APRENDI A LER.

Autor: Erivaldo Alencar.

Letra: 11 03 2017 e música:


Eu nasci no Comboeiro
No lugarzinho Fechado
Sou filho de Julio Aires
Um cantador afamado
Nunca freqüentou escola
Mas era bem preparado.

Aprendi o ABC
Aos onze anos de idade
Em aulas particulares
Na minha localidade
Pagava com meu dinheiro
Com muita dificuldade.

Com quatro meses de aulas
Aprendi o suficiente
Em quatro épocas cursei
Com professor diferente
Para estudar à noite
Eu ia muito contente.

Na nossa casa meu pai
Foi primeiro professor
Reuniu alguns garotos
E ensinou com amor
Deixou pra exercer a
Profissão de cantador.

Depois de um certo tempo
Com a professora Dorinha
No Sítio Riacho Fundo
Em sua simples casinha
Com lápis, caderno e livro.
Eu estudava a noitinha.

Depois no lugar Fechado
Na casa do Zé Ferreira
Foi a vez de Maroquinha
A professora terceira
No ensino ela foi
Professora de primeira.

A Marta lá no Fechado
Última professora minha
A noite eu ia pra aula
Lá na sua moradinha
Com admissão ao ginásio

Único livro que eu tinha.

Um dia saí do sítio
Pro prefeito procurar
Ara estudar madureza
E o prefeito pagar
Respondeu que não podia
E eu fiquei sem estudar.

Naquele tempo na roça
Com meu pai eu trabalhava
Cuidava da criação
E quando a noite chegava
Enquanto todos dormiam
Sozinho eu estudava.

Antes de eu ir pra São Paulo
Eu vim me submeter
Aqui em Acopiara
Para uns exames fazer
Para de dona Elodia
Uma carta receber.

Mas eu não me abalei
Pois eu tinha consciência
Com muita dificuldades
Usei minha inteligência
Fui me preparar fazendo
Cursos por correspondência.

Sou poeta escritor
E sei ler e escrever
Isto serve de lição
Para quem quer aprender
Relatei neste poema
Como aprendi a ler.


Francisco Erivaldo Pereira Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário