sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

2.831 - EM FESTA DE CANTORIA.

 

Autor: Francisco Erivaldo Pereira Alencar.

 

Letra: 24 12 2021 e música:

 

 

Eu gosto de ouvir repente

Pelejas de cantadores

Dois menestréis trovadores

Num salão com muita gente

Povo gritando contente

Esbanjando alegria

Um cantador desafia

Outro responde com dote

Eu gosto de ouvir mote

Em festa de cantoria.

 

Um cantador valentão

Sem medo de apanhar

No galope a beira mar

Bate forte no bordão

Faz rapapé cisca o chão

Parece dá agonia

Verseja com garantia

Solta versos de magote

Eu gosto de ouvir mote

Em festa de cantoria.

 

É bonito uma sextilha

Descrevendo o meu sertão

A chuva que cai no chão

E um sol quente que brilha

Uma vaca uma novilha

O nascer do novo dia

Nós comendo melancia

E moças dançando o xote

Eu gosto de ouvir mote

Em festa de cantoria.

 

Gosto ouvir dois cantadores

Tirando versos da cachola

Tocando numa viola

Como vates de valores

Sentindo o cheiro das flores

Vai ao amanhecer do dia

Rimando em poesia

Bebendo água do pote

Eu gosto de ouvir mote

Em festa de cantoria.

 

Eu gosto de ouvir quadrão

Cante lá que eu ouço cá

Voa voa sabiá

Um desafio em mourão

Aprecio uma canção

Numa noite escura e fria

A lua que alumia

O dinheiro num malote

Eu gosto de ouvir mote

Em festa de cantoria.

 

Cantador desaforado

Com a viola não mão

Vai pra o meio do salão

Sem perder o rebolado

No martelo agalopado

Povo vibra de alegria

Sem perder a sincronia

Solta versos de pacote

Eu gosto de ouvir mote

Em festa de cantoria.

 

O meu pai repentista

Violeiro cantador

Sou poeta escritor

Pesquisador cordelista

Aposentado poemista

Poetizo com alegria

Rimo com sabedoria

Deus quem me deu este dote

Eu gosto de ouvir mote

Em festa de cantaria.

 

Se alguém escolhe um tema

Cantador não titubeia

E sem mostrar cara feia

Ele publica o problema

Por conhecer o dilema

Tenta levar alegria

Pra o povo que se agonia

Do peso em seu cangote

Eu gosto de ouvir mote

Em festa de cantoria.

 

 

Francisco Erivaldo Pereira Alencar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário