domingo, 4 de outubro de 2020

2.650 - PRESERVAR A TRADIÇÃO.

 

Autor: Erivaldo Alencar.

 

Letra: 04 10 2020 e música;

 

 

Eu nasci no Ceará

Lá no sítio Comboeiro

Cidade de Acopiara

Sou cidadão brasileiro

Sou poeta escritor

E filho de violeiro.

 

Meu pensar é verdadeiro

Tenho boa intuição

Eu conclamo os companheiros

Nunca fugir da razão

Juntos com unhas e dentes

Preservar a tradição.

 

Pois em nossa região

Nós temos uma cultura

A profissão do repente

Exercida com bravura

Por cantador repentista

Com inteligência e postura.

 

Feita com desenvoltura

A arte da cantoria

Repentes feitos na hora

Com estrutura e maestria

Autênticos cantadores

Em versos dão garantia.

 

Eu faço apologia

A arte da inteligência

Pra poder fazer repente

Precisa ter competência

O repente está presente

Em toda nossa existência.

 

É dom da onipotência

Uma ciência completa

Pra poder fazer repente

É preciso ser poeta

Um cantador é um sábio

Com inspiração repleta.

 

No mundo não se deleta

Dom de fazer poesia

É cultura nordestina

A arte da cantoria

Preservar o que é nosso

Minha maior alegria.

 

 

Cantoria é alegria

É cultura nordestina

Dezenas de modalidades

Em estrofe repentina

Remada metrificada

Em oração de rotina.

 

Com inspiração domina

A livre literatura

Esbanja conhecimento

Com esboço e desenvoltura

No improviso e na escrita

Poesia é cultura.

 

Em noite clara e escura

Cantador se faz presente

Em palco ou pé de parede

O cantador faz repente

Em motes ou desafios

Alegra o peito da gente.

 

O repentista é valente

Todos podem perceber

Sem o apoio necessário

Nunca vai desvanecer

Juntos jamais deixaremos

Nossa cultura morrer.

 

A cantoria defender

É nossa obrigação

Com recursos ou sem recursos

Lutemos de coração

Todos nós temos o dever

Preservar a tradição.

 

 

Francisco Erivaldo Pereira Alencar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário