domingo, 29 de junho de 2014

1.738 – ESTUDAR SIM, TRABALHAR TAMBÉM.

Autor; Erivaldo Alencar.

Letra; 29 06 2014 e música:


O que eu vou descrever
É minha a opinião
Não está no meu querer
Nem fazer aceitar ou não
Não vou generalizar
Nem a ninguém condenar
Apenas irei propor
Eu sou sincero e não minto
Vou fazer saber que sinto
Sobre a falta de amor.

Não quero ser insolente
Mas não vou fechar os olhos
A criança e o adolescente
Estão formando maus brolhos
Eles são influenciados
E pelo mal dominados
Pra fazer o que não presta
Não são todos, são alguns.
Pois entre eles tem uns
Que a sociedade detesta.

O menor desocupado
Que não tem o que fazer
Embora por lei forçado
Não quer aprender a ler
Se não freqüenta a escola
Os seus pais na lei se enrola
Bolsa família vai perder
Se no filho mete a peia
Vai direto pra cadeia
Ninguém vai lhe defender.

Em todo assalto que há
Sempre tem menor no meio
Castigo nenhum terá
Ao cometer um devaneio
Nos erros tem o menor
Para livrar o maior
De uma condenação
O menor despreparado
É fácil ser liciado
E submisso ao chefão.

O menor que não trabalha
Tem tempo para roubar
Por causa de um canalha
Ele deixa de estudar
Se mete em confusão
Maior se torna ladrão
Põe os pais em sacrifício
Nem sequer os obedece
É isto que acontece
Com quem não tem um ofício.

Com cinco anos de idade
Foi pra roça trabalhar
Aprendi toda verdade
Como o sustento ganhar
Com um pouco de sacrifício
Eu aprendi o ofício
Como ser trabalhador
O trabalho enobrece
É com trabalho que se cresce
Ganha respeito e valor

Jamais condeno meus pais
Por me ensinar trabalhar
Trabalho não faz jamais
Se deixar de estudar
Trabalhar é bem melhor
Pois impede do menor
De se marginalizar
Se de criança não aprender
Quando adulto não vai querer
Mais aprender trabalhar.

Só defende esta lei
Quem tem menor infrator
Forçar trabalhar eu sei,
Pode causar dissabor
Trabalho não atrapalha
A criança que trabalha
Ajuda na sustentação
É preciso conciliar
Estudar e trabalhar
Pra ter uma profissão.

A lei manda castigar
A quem castiga ao menor
Mas não leva pra criar
Até ficar de maior.
Se o juiz e o promotor
Adotasse o infrator
Ia saber quem é quem
Pra deixar de ser ruim
É preciso estudar sim
Mas tem de trabalhar também.


Francisco Erivaldo Pereira Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário