quarta-feira, 9 de abril de 2014

1708 – NO MEU SERTÃO ERA FESTA

Autor; Erivaldo Alencar.

Letra; 09 04 2014 E MÚSICA;

Sou Erivaldo Alencar
Nascido no Comboeiro
Acopiara, Ceará.
Neste torrão brasileiro
Da prole de Julio Aires
Eu sou o filho primeiro.

Nasci em quarenta e oito
De novembro o dia três
Às nove horas do dia
Em uma quarta talvez
Numa casinha de taipa
Que o tempo já a desfez.

Aos cincos anos de idade
Comecei a trabalhar
Lá na roça com meu pai
E com criações lidar
Levava a vida em paz
Com os vizinhos do lugar.

No sítio em que nasci
Eu vivi em liberdade
Ia pra onde queria
Com responsabilidade
Nossa casa era farta
E reinava felicidade.

Minha mãe prenda do lar
O meu pai agricultor
Com o dom da poesia
Se tornou um cantador
Na política ele foi
Três vezes vereador.

La naquela região
Todos os meus irmãos nasceram
Numa vida armoniosa
Quase todos ali cresceram
Com a exceção dos três
Que muito cedo morreram.

Embora a vida pacata
Mas havia união
Mamãe dava vizinhança
Ao matar a criação
A gente não reclamava
Da vida La no sertão.

Eu trabalhava na roça
Também lidava com gado
Cavalo, burro e jumento
Era por mim bem zelado
Ovelhas, cabras e porcos,
Eu tinha muito cuidado.

Mamãe criava galinha
Peru, pato e capote,
Carregávamos a água
Em galão, cabaça e pote.
A lenha ia do mato
Transportada no cangote.

Tinha leite e coalhada
E angu pra merendar
Feijão com pão, carne assada.
Rapadura no almoçar
E muncunzar com toicinho
A noite para jantar.

Nas noites enluaradas
Havia muita diversão
Ciranda cirandinha
Anel e adivinhação
Maneiro pau e caretas
E os festejos de São João.

Tinha o futebol de meia
Jogos de bilas no terreiro
As corridas de cavalo
Trisca, futebol, vaqueiro.
Adjuntos, casamentos,
E tinha boi mandingueiro.

Tinha o cachorro trigueiro
Cantador e cantoria
Reisado e São Gonçalo
O forró e pescaria
Tinha compadre e comadre
Cavalo de montaria.

Tinha história de Trancoso
Caçadores e louceiras
Engenho, mel e garapa.
Farinhadas e parteiras
A disbulha do feijão
E o roço da capoeira.

Tinha broca e a queimada
Brincadeira e seresta
Tinha banho de cascata
E passeio na floresta
Naquele tempo a vida
No meu sertão era festa.

Francisco Erivaldo Pereira Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário