terça-feira, 17 de março de 2015

1.790 - EU FAÇO DA RESIDÊNCIA, UMA CASA DE CULTURA.

Autor: Erivaldo Alencar.

Letra: 17 03 2015 e música.


Eu nasci lá no sertão
E vim morar na cidade
Tomei esta decisão
Pra buscar felicidade
Na feira eu trabalhei
Muito dinheiro ganhei
Mas dediquei-me a leitura
Por ter amor a ciência
Eu faço da residência
Uma casa de cultura

Montei uma oficina
Em conserto e manutenção
Reparei pra gente fina
Som, Rádio e Televisão.
Lá fora do meu Estado
Trabalhei de empregado
Busquei na literatura
Comprovar minha existência
Eu faço da residência
Uma casa de cultura.

Aos onze eu conheci
A Carta de ABC
Nesta idade aprendi
A ler e a escrever
Meu pai foi meu professor
Na roça fui trabalhador
Dedicado à agricultura
Com garra e paciência
Eu faço da residência
Uma casa de cultura.

Sempre eu gostei de ler
História e geografia
Pesquisei pra conhecer
Ciências e Filosofia.
Alguns livros eu comprei
Num jornal me assinei
Pra minha desenvoltura
Cursei por correspondência
Eu faço da residência
Uma casa de cultura.

Quase aos cinquenta anos
Fiz o primeiro poema
Fiz projetos e fiz planos
Criei meu próprio sistema
Um violão eu comprei
Um teclado arranjei
Até pensei ser loucura
Mas ajo com consciência
Eu faço da residência
Uma casa de cultura.

Muitos livros e cordéis
Discos revistas jornais
E muitos outros papéis
Apanhei nos matagais
Rádio som televisão
Catei muitos no lixão
Fui formando a estrutura
Com zelo e persistência
Eu faço da residência
Uma casa de cultura.

Livros em exposição
Enfeitam a minha casa
E espalhados pelo chão
A minha visão embasa
Em um estudo futuro
Um acervo grande e puro
Embora digam ser loucura
Guardando com paciência
Eu faço da residência
Uma casa de cultura.

Eu tenho prazer de ver
As paredes enfeitadas
Todos podem perceber
As peças bem arrumadas
A minha mulher critica
Brigando diz que isto fica
Pra quem está na loucura
Ouço tudo e com prudência
Eu faço da residência
Uma casa de cultura.


Francisco Erivaldo Pereira Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário