domingo, 21 de junho de 2026

3.482 - EU AMO A POESIA

 

Autor: Erivaldo Alencar.

 

Letra: 21 06 2026.

 

 

Eu amo a poesia

E nela tenho prazer

Poetizar me faz bem

Dela faço o meu jazer

Com o dom da poesia

Passo o  tempo a escrever.

 

Nela adquiri saber

Dento do conhecimento

Eu vivo a poesia

Nela esta meu acalento

Ela me faz esquecer

Todo o meu sofrimento.

 

Da poesia sou detento

Sem ela não viveria

Ela abre minha mente

Dar-me prazer e alegria

Ela quem me fortalece

Ra viver meu dia a dia.

 

Ela me dar energia

Pra enfrentar meus dilemas

Tenho amor a poesia

Não importa quais os emas

A poesia me faz

Esquecer os meus problemas.

 

Em todos os meus poemas

Feitos com inspiração

Tratam assuntos diversos

Tirados do coração

Feitos pra todos leitores

Sem escandalização.

 

A minha maior Paixão

É escrever poesias

Assistir dois cantadores

Versando em cantorias

Um desafiando o outro

Defendendo teorias.

 

Versando do garantias

A todos versos que faço

Pois sou um poeta na

Escrevo sem embaraço

Sou igual redemoinhos

Onde vou faço regaço.

 

 

Pego a massa faço o traço

E edifico meu castelo

Com a engenharia do verso

Deixo o universo mais belo

No ramo da poesia

Versejando não apelo.

 

Sinceramente eu zelo

A poesia nordestina

Pois dela eu faço parte

Nela cumpro minha sina

A poesia é arte

Das artes a mais divina.

 

A poesia me ensina

As regras do bem viver

Pois dela eu sou devoto

A estudo pra aprender

Trabalhar com poesias

Sem a ninguém ofender.

 

Tenho enorme prazer

Por eu ser assim dotado

Na condição de poeta

Me sinto realizado

E para posteridade

E deixo o meu legado.

 

Poesia é dom sagrado

Foi Jeová quem me de

Pra representar meu povo

Foi Deus quem me escolheu

Sou muito agradecido

Por Ele confiar neu.

 

Sou crente não sou ateu

Tenho fé no Criador

Em Jesus Cristo seu filho

Nosso mestre e salvador

No Divino Espirito Santo

O Espirito guardador.

 

Sou poeta escritor

Defendo a categoria

Tenho todos por parceiros

Digo sem demagogia

Eu estou para servi-los

Sem marcar hora nem dia.

 

Minha maior alegria

Ser poeta escritor

Os meus poemas são simples

Mas escritos com amor

Pra escrever e recitar

Tou sempre de bom humor.

 

 

Quando ouço um cantador

Improvisando repente

Em festa de cantoria

Meu peito fica contente

A batida da viola

Mexe o coração da gente

 

Muita gente certamente

Também sente como eu

Ler e escrever poesias

Não importa quem escreveu

Portanto agradeço a Deus

Por este dom que e deu.

 

Os poetas como eu

Também veem como vejo

A poesia é sagrada

E aproveito o ensejo

Expressar minha alegria

De tudo quanto desejo.

 

Olho pra eu mesmo e vejo

Um poeta de valor

Sou de tradição poética

O meu pai foi cantador

Também tenho um irmão

Que é poeta escritor.

 

Mesmo sem ser cantador

Eu também faço repente

Eu não sei tocar viola

Mas inda guardo na mente

Meu querido pai ocando

E cantando para gente.

 

Mesmo assim eu sou contente

Por saber poetizar

Conheço rimas e métricas

E a caneta tocar

Também escrevo cordéis

Sem decepcionar.

 

Amo me apresentar

Pra isso sou preparado

Em escolas e locais públicos

Sempre sou elogiado

Pois tenho autodomínio

No que me for outorgado.

 

Sou um privilegiado

No ramo da literatura

Pois existe muita gente

Que não tem esta cultura

Mas gostaria de ter

E versejar com lisura.

 

 

Fazer versos com ternura

Não ficou pra todo mundo

Só os privilegiados

Tem este dom tão profundo

Felizmente sou um destes

Dotado de dom fecundo.

 

Finalmente neste mundo

Quem que não quer ser poeta

Tenho orgulho de ser

Poesia me completa

Por isto faço o possível

Versar de forma correta.

 

Mas não basta ser poeta

É necessário gostar

Ter amor à poesia

Muito ter que estudar

Buscar ter autodomínio

Pra saber o que versar.

 

Jamais escandalizar

E não escrever besteiras

Conhecer bem as palavras

Evitar citar asneiras

Ter um bom conhecimento

Evitar frases grosseiras.

 

Usar de boas maneiras

Ser nobre e ter humildade

Ser amigos dos parceiros

Versar com simplicidade

Respeito acima de tudo

Viver em sociedade.

 

Lembrar com dignidade

A poesia e sagrada

Além de ser dom divino

É pelo Des inspirada

Muitos querem, poucos em,

Deixem na mente guardada.

 

Portanto meu camarada

Sou um cara satisfeito

Por ter este lindo dom

E dele fazer proveio

Como poeta escritor

Em mês poemas deleito.

 

Por Jeová fui eleito

Em me dar esta alegra

Ser poeta escritor

Versar e dar garantia

Afirmo de coração

Eu amo a poesia.

 

Francisco Erivaldo Pereira Alencar

3.481 - NÃO CUSTA ME ACEITAR

 

Autor: Erivaldo Alencar.

 

Letra: 21 06 202.

 

 

Você sabe muito bem

Por ti sou apaixonado

Por que tratar com desdém

Este loco desvairado.

 

O que tu tens contra mim

Por que não quer meu amor

Sem ti será o meu fim

Queres me matar de dor.

 

Aceita a este infeliz

Garanto lhe fazer feliz

Custe a mim o que custar.

 

Saiba que eu te venero

Você é tudo que quero

Não custa me aceitar.

 

 

Francisco Erivaldo Pereira Alencar

3.480 - RECEBA AS FLORES QUE LHE DOU.

 

Autor: Erivaldo Alencar.

 

Letra: 15 06 2026.

 

Receba as flores que lhe dou

Flores lindas do jardim

Sei que nunca me amou

Mas te amo mesmo assim.

 

É teu o meu coração

Teu coração é de outro

Enquanto lhe dou paixão

Você tá pensando noutro.

 

Eu te amo de verdade

Você com falsidade

Só dores me ofertou.

 

Ser traído é ruim

Faça um favor a mim

Receba as flores que lhe dou.

 

 

Francisco Erivaldo Pereira Alencar.

3.479 - BUSQUE NOUTRO SEU AMOR.

 

Autor: Erivaldo Alencar.

 

Letra: 21 06 202.

 

Você sabe muito bem

Não quero nada contigo

Você não faz o meu tipo

Sinceramente lhe digo

De ti eu quero distância

Pra mim tu és um perigo.

 

Seria grande castigo

Ter que com você viver

Eu não sou da tua estirpe

Procure me entender

Sou livre independente

Não estou no seu querer.

 

Não vou me submeter

A um alguém anormal

Sem responsabilidade

Sem caráter, sem moral,

Principalmente você

Que já me fez tanto mal

 

Pode até não ser legal

Esta minha decisão

Mas não posso te aceitar

Veja que eu tenho razão

Somos seres diferentes

E não vou na contramão.

 

Não tiro sua razão

De lutar pelo que quer

Também tenho o direito

De eu viver com quem quiser

Eu não sirvo pra você

Nem tu pra minha mulher.

 

Se me ama e me quer

Aceite o conselho meu

Procure um homem livre

Que ele seja só seu

Entenda que sou casado

Jamais poderei ser teu.

 

É bom pra tu e pra eu

Sem a ninguém causar dor

Não alimente ilusões

Eu te peço um favor

Esqueça-me duma vez

Busque noutro seu amor.

 

 

Francisco Erivaldo Pereira Alencar.

3.478 - A META É GANHAR, GANHAR.

 

Autor: Erivaldo Alencar.

 

Leta: 19 06 202.

 

 

Hoje tem Copa do Mundo

E o Brasil vai jogar

Vai pegar o Haiti

Precisando de ganhar

Só vitória interessa

Nada de empatar.

 

Nos não vamos perdoar

Se não ganhar este jogo

O empate não é bom

Pois já nos deixa n fogo

Derrota muito pior

Pois nos deixa sem arrogo.

 

Não sou nenhum demagogo

Mas sincero em dizer

O empate com Marrocos

Deu-nos grande desprazer

Parece que o Brasil

Jogou para não vencer.

 

Não consigo entender

O que tá acontecendo

Já passaram cinco copas

Que o Brasll vem perdendo

E nesta Copa do Mundo

Já começa não vencendo.

 

Mas pelo que estou vendo

Não dar mais pra aceitar

Jogar em busca do hexa

E a taça não conquistar

Para chegarmos ao hexa

A meta é  ganhar, ganhar.

 

 

Francisco Erivaldo Pereira Alencar

3.477 - SEM DIREITO A RECLAMAR

 

Autor: Erivaldo Alencar.

 

Letra: 19 06 2026.

 

 

A noite chegou ao fim

O sol nasceu no nascente

Todos os dias são assim

Olhando feio pra mim

 

Com os seus raios dourados

Clareou a amplidão

Com seu corpo acalorado

Iluminou todo chão.

 

Olho o universo inteiro

Não vejo um só nevoeiro

Disposto a lhe enfrentar.

 

Por ser ele tão valente

Queima pele da gene

Sem direito a reclamar.

 

 

Francisco Erivaldo Pereira Alencar.

3.476 - A VITORIA NÃO TÉM PREÇO

 

Autor: Erivaldo Alencar.

 

Letra: 19 06 202.

 

 

Jamais vou desistir de

Buscar meu objetivo

Lutar com unhas e dentes

Meu pensar é positivo

Cada batalha perdida

Serve-me de incentivo.

 

Para trabalhar eu vivo

Jamais há como negar

Os desafios são muitos

Mas tenho que enfrentar

Quando chegar onde quero

Paro para descansar.

 

Parar agora não dar

Vou a luta, vou enfrente,

Pois há muito o que fazer

Quem for fraco se arrebente

Sou forte muito disposto

Não temo bicho valente.

 

Eu sou cidadão descente

Que nasceu para vencer

Sem medo e sem moleza

Eu não nasci pra perder

Jesus Cristo esta comigo

Vou botar pra derreter.

 

Eu não vou desvanecer

Me sonho realizar

Pois quem luta sempre vence

Passe o tempo que passar

Pois mais cedo ou mais tarde

Onde quero vou chegar.

 

Custe o que me custar

Sabendo que não mereço

Quanto mais difícil for

Eu não erro o endereço

Eu farei de tudo pois

A vitória não tem preço.

 

 

Francisco Erivaldo Pereira Alencar.